ICANN Blogs

Read ICANN Blogs to stay informed of the latest policymaking activities, regional events, and more.

Aproveitando o ARIN 33 ao Máximo

18 April 2014
By Glenn McKnight

null

Por Glenn McKnight e Joe Catapano

Há poucos dias, foi realizado o encerramento do 33º encontro do Registro Americano para Números na Internet (ARIN 33) em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos, no famoso Drake Hotel. O local está repleto de história, inclusive um bar que se orgulha de manter-se sempre aberto desde o dia após a revogação da lei seca nos EUA, em 1933, até os dias de hoje, e outro bar que tem os nomes do lendário jogador de baseball Joe DiMaggio e da estrela de cinema Marilyn Monroe encravados em madeira.

O hotel com um passado histórico teve muito a oferecer no presente também, pois as atividades do ARIN começaram com uma sessão para os recém-chegados, seguida por um evento social do ARIN. O encontro, que é realizado duas vezes ao ano (o próximo encontro do ARIN será nos dias 9 e 10 de outubro de 2014, em Baltimore, Maryland, nos EUA), contou com mais de 150 participantes dos EUA, Canadá e do Caribe que compareceram pessoalmente ou por meio de participação remota. Quatorze propostas de políticas estavam em pauta para discussão, o que foi um recorde do ARIN. Foram registrados os comentários das pessoas presentes, bem como da participação remota.

Duas apresentações que não eram relacionadas a políticas merecem destaque: uma recapitulação das atividades da Força-tarefa de Engenharia da Internet (IETF) [PDF, 2,96 MB] e uma atualização sobre Governança da Internet, sendo que esta foi feita pelo presidente e CEO do ARIN, John Curran. A atualização sobre Governança da Internet foi dedicada ao comunicado feito recentemente pela NTIA (Administração Nacional de Telecomunicações e Informações) dos Estados Unidos solicitando que a ICANN elaborasse um processo para desenvolver uma proposta para a transição da administração pela NTIA das funções de IANA (Autoridade para Atribuição de Números na Internet) para a comunidade global de múltiplas partes interessadas da Internet. Isso inclui determinar como a comunidade global poderá contribuir com comentários para uma proposta preliminar com base no feedback inicial da comunidade durante o ICANN 49 em Cingapura. A equipe da ICANN se colocou à disposição para conversar sobre a proposta preliminar durante o encontro do ARIN. Elise Gerich, vice-presidente do departamento de Funções Técnicas e de IANA da ICANN, também estava presente para divulgar um relatório sobre as atividades e o desempenho da IANA, um item permanente na agenda dos encontros do ARIN.

O ARIN 33 também foi uma plataforma para divulgação da NARALO (Organização Regional At-Large da América do Norte). Foram distribuídos panfletos da NARALO e realizadas discussões com vários representantes durante os intervalos e os momentos de socialização. A ausência de reuniões com grupos menores tornou a divulgação às vezes difícil, mas a presença da NARALO é importante para expandir o alcance da organização. A participação em mais encontros como o ARIN é fundamental para incentivar o crescimento futuro quanto ao número de estruturas At-Large e membros da ICANN.

O nível de detalhamento técnico exigido no ARIN é significativo. Em conversas com participantes antigos do ARIN, fomos informados que é bem comum serem necessários três ou quatro encontros do ARIN para um participante se sentir à vontade nas discussões sobre políticas. Descobrimos é muito útil passar algum tempo obtendo as interpretações de especialistas técnicos e da equipe do ARIN para entender o contexto adequado das discussões sobre políticas.

Seguindo o espírito da elaboração ascendente de políticas, a abordagem do ARIN envolve a averiguação de comentários da comunidade por meio do comitê consultivo técnico que, em seguida, os repassa à equipe para análises e recomendações. Depois disso, há um período para discussão pública e uma votação livre. Assim, como todas as boas políticas, a votação não é realizada enquanto a política não for discutida exaustivamente.

Todas as apresentações do encontro do ARIN podem ser visualizadas aqui. Veja as fotos do evento aqui.

Glenn McKnight é secretário da NARALO e secretário/tesoureiro pelo Canadá na Sociedade da Internet (ISOC).

Joe Catapano é coordenador da Participação Global de Partes Interessadas da ICANN na América do Norte.

Authors

Glenn McKnight